Benefícios do alcaçuz

Imagem: Licorice

Também conhecida como raiz doce, pau doce, salsa, regaliz e outras nomenclaturas de acordo a região, o alcaçuz é uma leguminosa que tem potencial medicinal.
Foi comprovado em diversos estudos seus inúmeros benefícios, dentre eles, anti-inflamatório, diurético, antimicrobiano, antisséptico, antifúngico, redutor de colesterol, previne ulceras, age contra infertilidade, laxante... também muito eficaz no tratamento da SOP (Síndrome do Ovário Policístico), assim como no tratamento de tosse seca ou tosse com catarro, gastrite, úlcera gástrica, bronquite, dermatite, gripe, problemas de pele, viroses, mau hálito, limpeza do organismo, asma, alergia, bronquite, diabete, hepatite, difteria, tétano e desequilíbrios hormonais. 
Suas raízes são adocicadas, podendo ser amplamente utilizadas para fins culinários diversos e fitoterápicos. São tão agradavelmente doces, também muito eficaz para o mal hálito.
Porém, o consumo deve ser evitado em período de gestação ou lactação. Não ministrar o alcaçuz em crianças ou em pessoas portadoras de anemia, glaucoma ou hipertensão e se estiver fazendo uso de medicamentos contraceptivos ou repositores hormonais.
O consumo em excesso deve ser evitado, devido os efeitos colaterais como dor de cabeça, retenção de líquidos, dor abdominal, insuficiência respiratória, concentração de potássio no organismo e hipertensão, por isso é recomendado prescrição por um profissional especializado.

Texto: Q4 Nutrição

0 comentários

LEIA COM ATENÇÃO

O seu comentário é super importante para nós e estão abertos para todos. porém alguns critério devem ser seguidos. Não aceitamos:

- Comentários ofensivos.
- Spams.
- Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
- Comentários duplicados.

Caso não respeitar as regras acima, o comentário será apagado pelos administradores do blog.