CATEGORIA:

O que você sabe sobre sarcopenia?

  • Imagem: IESPe

  • Com o envelhecimento, ocorre a perda de massa muscular, assim como, a força da musculatura esquelética, processo esse denominado sarcopenia, ocorrendo até mesmo em indivíduos saudáveis. Suas principais causas são alteração das proteínas musculares, degradação do comando nervoso das contrações musculares, queda na taxa de hormônios anabolizantes, aumento de mediadores inflamatórios, aportes insuficientes de proteínas via alimentação e uso de certos medicamentos.

  • Alguns dos sintomas ocasionados por esse processo são: Diminuição da velocidade de caminhada, dificuldades para se levantar sem apoio, subir escada e demais atividades que exijam movimentos, rigidez e sensação de peso nos braços e pernas, entre outros, podendo ocasionar quedas e fraturas.

    A maior aquisição do pico de massa muscular é fundamental para retardar a perda decorrente do próprio envelhecimento e promover menor impacto sobre a qualidade de vida dos idosos, sendo assim fundamental a prática de atividade física regular, pois contribui para o fortalecimento e manutenção da massa muscular.

    A dieta é fundamental para o aporte de proteínas, que está, por sua vez, associado ao metabolismo proteico do tecido músculo esquelético, e também com presença de maior ingestão de proteína total, com menor perda de massa muscular. Em idosos, os aminoácidos essenciais podem estimular a síntese de proteínas no músculo. A Ingestão de nutrientes como vitamina B12, antioxidantes, magnésio, proteínas, vitamina D3, Vitamina B11 e aminoácidos (leucina, isoleucina, valina) também auxiliam na manutenção dos músculos.

    Tratamentos de reposição hormonal (testosterona, DHEA, GH, etc) também são recomendados por especialistas. Todavia, é fundamental consultar médicos da área para, por meio de exames, verificar a necessidade e as dosagens indicadas.

    Pode se contribuir para que ela aconteça ou não com maior ou menor intensidade, basta buscar meios adequados para prevenção e tratamento.

Texto: Q4 Nutrição

  • DE ARAÚJO LEITE, Leni Everson et al. Envelhecimento, estresse oxidativo e sarcopenia: uma abordagem sistêmica. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 15, n. 2, p. 365-380, 2012. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/4038/403838796018.pdf>.
    SILVA, Tatiana Alves de Araújo et al. Sarcopenia associada ao envelhecimento: aspectos etiológicos e opções terapêuticas. Revista Brasileira de Reumatologia, 2006. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbr/v46n6/06.pdf>.

postagens relacionadas

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO

O seu comentário é super importante para nós e estão abertos para todos. porém alguns critério devem ser seguidos. Não aceitamos:

- Comentários ofensivos.
- Spams.
- Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
- Comentários duplicados.

Caso não respeitar as regras acima, o comentário será apagado pelos administradores do blog.