CATEGORIA:

Doença celíaca

Imagem: Notícias ao minuto

A doença celíaca é uma doença autoimune caracterizada por um processo inflamatório que atinge indivíduos predispostos geneticamente após a ingestão do glúten, onde há partículas que não são completamente hidrolisadas pelas enzimas digestivas, causando assim uma atrofia na vilosidade do intestino delgado, consequentemente tendo uma má absorção de nutrientes e outras manifestações clínicas. 
O diagnóstico é feito através de exames sorológicos, porém o exame mais fidedigno é a biópsia intestinal. 
O único tratamento para doença é uma dieta isenta de glúten, dessa forma, o intestino passa a funcionar melhor e sintomas intestinais decorrentes da má absorção, como distensão abdominal, diarreia, dor de cabeça e fraqueza vão desaparecendo. Não há recomendação de exclusão do glúten para indivíduos saudáveis.

Os alimentos proibidos são: trigo, aveia, centeio, cevada, malte.

É indicada atenção na leitura dos rótulos dos alimentos industrializados e com a contaminação cruzada, que ocorre quando um alimento que não contém glúten é manipulado no mesmo local que alimentos que contem.

Texto: Q4Nutrição

• ASSOCIAÇÃO DOS CELÍACOS DO BRASIL. Alimentos permitidos e proibidos. Disponível em: <http://www.acelbra.org.br/2004/alimentos.php>
• DOENÇA CELÍACA REVISITADA. Disponível em: <http://www.glutenzero.pt/wp-content/uploads/2015/01/GE-J-Port-Gastrenterol-2007-14-184-193.pdf >
• MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas da doença celíaca. Disponível em: <http://www.portalarquivos.saude.gov.br> .

postagens relacionadas

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO

O seu comentário é super importante para nós e estão abertos para todos. porém alguns critério devem ser seguidos. Não aceitamos:

- Comentários ofensivos.
- Spams.
- Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
- Comentários duplicados.

Caso não respeitar as regras acima, o comentário será apagado pelos administradores do blog.