CATEGORIA: Saúde e Alimentação

Compostos fitoterápicos


Imagem: Coach


A utilização de produtos naturais como recursos terapêuticos é tão antiga quanto a civilização humana e, por muito tempo, produtos minerais e vegetais constituíram o arsenal terapêutico. Nos últimos anos, houve um aumento do interesse pelo uso de terapias complementares e produtos naturais, especialmente vegetais e ervas como recursos terapêuticos.

A fitoterapia é a terapia que se baseia somente na utilização de plantas, para prevenir, aliviar ou tratar distúrbios instalados. Podendo ser utilizado diferentes partes da planta como folhas, caule, flor, raiz, casca. Sendo caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos do seu uso, assim como pela reprodutividade e constância de sua qualidade. Sendo o produto final acabado, embalado e rotulado. Não pode ser incluso em sua composição princípios ativos isolados.

Podem ser utilizados complementarmente para potencializar algum resultado esperado. As indicações mais comuns são: fragilidade capilar, hipertensão, prevenção de aterosclerose, infecções, insônia, emagrecimento, entre outros. Por desempenhar tantas funções foi implementada a sua utilização no Sistema único de saúde (SUS). Sendo, assim, cada vez mais decorrente a utilização de fitoterápicos como forma de tratamento ou prevenção de doenças.

Texto: Q4Nutrição

•ARIAS, T.D. Glosário de medicamentos: desarollo, evaluación y uso. Washigton: rganización Panamericana de La Salud/Organización Mundial de La Salud, 1999.
•RATES,S.M.K- Promoção do uso racional de fitoterápicos: uma abordagem no ensino de farmacognosia-Revista Brasileira de Farmacognosia, V.11,n.2, p. 57-69, 2001. Disponível em:<http://www.personare.com.br/fitoterapia-e-seu-uso-racional-m2126>
•Plantas Medicinais e fitoterápicos. Disponível em<http://fitoterapia.com.br/noticias/o-que-e-fitoterapiahttp://fitoterapia.com.br/>

postagens relacionadas

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO

O seu comentário é super importante para nós e estão abertos para todos. porém alguns critério devem ser seguidos. Não aceitamos:

- Comentários ofensivos.
- Spams.
- Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
- Comentários duplicados.

Caso não respeitar as regras acima, o comentário será apagado pelos administradores do blog.