CATEGORIA: Saúde e Alimentação

Transtornos alimentares


Imagem: Medium

Os transtornos alimentares afetam principalmente adolescentes e jovens do sexo feminino, e estão relacionados a distúrbios psicológicos e físicos, associados à preocupação excessiva pela perda de peso e a forma corporal. Em sua maior parte é desencadeado devido à influência da mídia e da sociedade, pela busca do “corpo perfeito”. A Anorexia Nervosa consiste em uma distorção da imagem corporal, que resulta principalmente na recusa alimentar, e se caracteriza por indivíduos bem magros, com excessiva e gradual perda de peso e gordura, alta restrição alimentar, o que leva a severa desnutrição. Algumas vezes esta associada a práticas exageradas de exercício físico, e uso de medicamentos laxativos, que desencadeiam diversas complicações metabólicas e hormonais. 
A Bulimia Nervosa se caracteriza por uma exagerada compulsão alimentar seguida por práticas purgativas, como vômitos auto induzidos e uso de medicamentos laxativos, além da prática exaustiva de exercício físico. É muito comum na bulimia a presença de sentimentos negativos como culpa, frustração, ansiedade, desencadeando fenômenos purgativos. O individuo com bulimia ingere quantidades excessivas de alimentos, e podem apresentar sobrepeso. As principais complicações desses dois quadros podem ser: desidratação severa, queda de cabelos, erosão dos dentes, alteração imunológica, alterações cardiovasculares e anemia.

Texto: Q4Nutrição

• Transtornos alimentares escolares. Vilela, João E. M.; Lamounier, Joel A.; et al. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n1/v80n1a10.
• Transtornos alimentares: classificação e diagnóstico. Cordás, Táki Athanássios. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rpc/v31n4/22398.pdf
• Transtornos alimentares. Appolinário, José Carlos; Claudino, Angélica M. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462000000600008.
• Critérios diagnósticos para os transtornos alimentares: conceitos em evolução. Borges, Maria Beatriz Ferrari; Claudino, Angélica de Medeiros. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462002000700003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt.

postagens relacionadas

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO

O seu comentário é super importante para nós e estão abertos para todos. porém alguns critério devem ser seguidos. Não aceitamos:

- Comentários ofensivos.
- Spams.
- Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
- Comentários duplicados.

Caso não respeitar as regras acima, o comentário será apagado pelos administradores do blog.