CATEGORIA: Dia do Senhor Sábado

Porque eu guardo o sábado? [#PrimeiroDeus]

Oi, oi gente... Tudo bem com vocês? Espero que sim porque hoje é um dia muito especial, é o santo sábado do Senhor. Isso mesmo, o santo sábado do Senhor. "– Mas Plínio, hoje ainda é sexta-feira, e todos os dias não são do Senhor?". Essas e outras perguntas eu estarei respondendo nesse post. Ficou curioso? Quer saber as respostas? Então vamos nessa! 😍 (Aconselho abrir na Bíblia todos os versículos que irei usar aqui).

Bem, é impossível eu falar do sábado e não falar da criação divina de Deus. Sabemos que Deus criou os "... Céus e a terra" (Gênesis 1:1) em seis dias literais e que no sétimo dia Ele descansou, abençoou e santificou este dia (Gênesis 2:2,3). Mas, nem menção do sábado aqui na criação 😖. Na verdade houve sim, mas de forma mais oculta. Se formos para o livro de Êxodo capítulo 20 no versículo 10 veremos que o sétimo dia mencionado em Gênesis 2:2,3 é o sábado.

Ainda aqui no livro de Êxodo mas agora do versículo 8 ao 11 vemos uma cena bastante importante. Primeiro Deus diz o seguinte: "Lembra-te" (Êxodo 20:8). É impossível lembrarmos de algo que nunca foi mencionado não é mesmo!? Nesse versículo nós podemos perceber que Deus queria que o povo de Israel soubesse que lá na criação Ele descansou, abençoou e santificou o sábado. "– Mas Plínio, Deus não se cansa, então porque Ele descansou na criação?". Essa é uma boa pergunta. Você percebeu que o próprio Deus menciona em Êxodo 20:11 tudo o que Ele fez e que também descansou no sábado? E então, Ele descansou nesse dia não por cansaço mas sim pra dar exemplo. Logo Ele usou esse exemplo para ser lembrado no momento em que Ele mesmo falou isso a Moisés e assim Moisés deveria falar ao povo de Israel (Êxodo 20:8-11).

O sábado é um sinal que Deus nos deu como uma forma de santificação (Ezequiel 20:12). Era um sinal a princípio dado ao povo de Israel, mas infelizmente eles profanaram o sábado e se rebelaram contra Deus. "– Mas Plínio, ainda sobre o povo de Israel, a lei e o sábado não foi feito somente para essa época?". Na verdade, não. Até porque o próprio Jesus guardou o sábado. "– Como assim ele guardou? Ele não aboliu?". Vamos ver isso? Em Mateus 5:17,18 vemos ao contrário, ou não? O próprio Jesus diz que não veio revogar/abolir a lei e sim cumprir, e cumpriu. Aliás, foi até julgado pelo fato de ter feito o bem no dia de sábado. Em Mateus capítulo 12 e versículos 9 ao 12 vemos que Jesus é interrogado por ter curado um homem com a mão atrofiada, e daí vemos que Jesus deu uma lição naqueles que perguntaram. Jesus disse: "– ... É permitido fazer o bem no sábado" (Mateus 12:12). Opa, é importante fazer o bem no sábado pois foi o próprio Jesus quem disse. Essa é a verdadeira essência deste dia. Além de ir a igreja adorar a Deus, é lícito fazer o bem, no sábado.

"– Más após a morte de Jesus não foi preciso mais guardar o sábado". Quem disse isso? Então eu posso deixar o que tem escrito em Lucas 23:54-56 de lado? Nesse versículo vemos algumas coisas de interessante que mostra que mesmo após a morte de Jesus o sábado continuou sendo guardado. Primeiro: o dia da preparação mencionado em Lucas 23:54 deixa bem explícito que era uma sexta-feira, por isso devemos nos preparar na sexta-feira para receber o santo sábado. Segundo: as duas mulheres foram preparar aromas e bálsamos (algumas versões dizem: essências aromáticas e perfumes) para limpar o corpo de Jesus. Terceiro: elas perceberam que o sábado estava chegando e foram descansar, conforme o mandamento de Deus, então quer dizer que mesmo após a morte de Jesus o sábado continuou sendo guardado. No capítulo 24 de Lucas você irá ler sobre a ressurreição de Jesus que é num domingo e o domingo é um dia após o sábado. Em nenhum momento na Bíblia o próprio Jesus pediu para guardarmos o domingo, e, nem o próprio Deus fez menção de que o dia de guarda seria o domingo só porque Jesus ressuscitou neste dia. Até porque Ele (Deus) deixa bem claro que: "– Antes que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará uma só letra ou um só traço dá Lei, até que tudo se cumpra". inclusive a guarda do sábado.

Agora a melhor parte. Isaías menciona que nós iremos guardar o sábado na nova terra (Isaías 66:22,23). "De um sábado à outro sábado adoraremos juntos ao Senhor, na terra renovada, por toda eternidade, exaltaremos o Seu amor" 🎶🎵 (Santo dia do Senhor - CD Jovem Adventista). Que maravilha poder adorar a Deus de um sábado à outro. Estar ao Seu lado e desfrutar dá Sua beleza. É por esse motivo que sou guardador do sábado. E que assim seja até a Nova Jerusalém.

Bem, espero que vocês tenham gostado desta postagem e espero também que compreendam o seguinte: de forma nenhuma estou julgando outras denominações por não guardarem o sábado, estou apenas expressando a minha fé e espero que todos entendam. E que o Senhor ilumine e abençoe a vida de todos voces. Acompanhem as outras postagens do bloguito e até a próxima. Beijããããão 😘.

• Siga-me os bons •

postagens relacionadas

22 comentários:

  1. Que belo texto!!! Não sou adventista mas amei do seu texto, bem explicativo, cheio de referencias, com fácil entendimento, deu pra sentir que vc realmente vive isso!!
    Estou ansiosa pelos próximos... #PrimeiroDeus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Deyone, espero que goste dos próximos textos haha. Vivo isso realmente, por isso que escolhi ser guardador do sábado. Obrigado pela visita novamente. Que Deus te abencoe. 😘

      Excluir
  2. Oi, Plínio. Vim retribuir a visita e que surpresa agradável me deparar com um texto sobre o amor e o cuidado de Deus conosco. Não sou adventista, mas tenho muita admiração por aqueles que decidem aproveitar qualquer oportunidade para falar sobre o significado de seguir a vontade dEle. Lindo o seu texto! Parabéns pelo blog.

    www.karolgoncalves.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karol minha flor, muito obrigado pela visita viu? Que Deus lhe abençoe e lhe ilumine a cada dia. Que bom que gostou do post, foi um prazer montar e compartilhar sobre esse tema. Muito obrigado!

      Excluir
  3. Sou da Assembleia de Deus, e apesar de reconhecer o fim-de-semana como os dias que dedicamos mais à obra de Deus, por estarmos mais livres, não guardo o sábado como a forma religiosa adventista. Mas admiro muito a sua falta de timidez em falar sobre a sua fé, o que quase ninguém tem coragem, mesmo entre nós, não é?

    Fica com Deus!
    Ps: Ministério Zoe e etc sempre estão na minha playlist, amo de graçaaa.♥ kkkk

    www.sentido--literario.com

    ResponderExcluir
  4. Essa foi uma dúvida que acabei tirando de alguns amigos que sempre me perguntam o porque de estar guardando o sábado, e esse é um pedacinho do grande conteúdo que a Bíblia mostra sobre a guarda do sábado. Não quero que a denominação na qual faço parte seja engrandecido, quero apenas que a verdadeira mensagem seja pregada, por isso não sou tímido para falar sobre esse assunto. É polêmico, mas eu gosto haha. Muito obrigado por ter vindo aqui. Que Deus te ilumine.

    ResponderExcluir
  5. Olá Plínio,Gostei como você abordou o tema de forma bem esclarecedora e usando a palavra . que Deus continue te abençoando cm graça e sabedoria. fique com Deus.
    blogprincesacrista21.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaquelinne, muito obrigado minha flor. Tudo tem que ter bases bíblicas e foi isso que eu usei. Volte mais vezes!

      Excluir
  6. Muito lindo o texto e a reflexão. Não tenho nenhuma religião, mas amo muito Deus e Jesus. Já tinha ouvido sobre guardar os sábados, mas nunca havia entendido muito o porque. Adorei saber :) Abraço :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A guarda do sábado é um mandamento descrito nos dez mandamentos minha amiga, é algo bíblico e que não pode passar despercebido. Obrigado por visitar o blog e se quiser saber mais sobre o sábado ou outros assuntos é só me chamar em ocristaocriativo@gmail.com, beijos :*

      Excluir
  7. Que post interessante, Plínio! É muito bacana conhecer mais sobre a religião das pessoas e ver como o amor é forte, sabe? Tenho amigas que também guardam o sábado então já conhecia, mas adorei ler aqui e conhecer mais sobre você :D

    ResponderExcluir
  8. Que lindo texto!!! Eu sou católica, mas o que importa é que todos adoramos Deus e o Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante. Mesmo não sendo a favor de religiões em geral (acho que de certo modo separam as pessoas ao invés de juntá-las) acho muito bacana o modo qual cada grupo de pessoas age, com suas crenças e deuses! É lindo! 💕

    Beijocas,
    www.dossiedeverao.com

    ResponderExcluir
  10. Eu poderia escrever 400 linhas do pq não guardar o sábado segundo a bíblia :) Mas entendo que a questão aqui é apenas esclarecer sobre costumes da sua religião :) por isso não entrarei nesse mérito :)
    Mas desde já te parabenizo pelo assunto abordado que apesar de muito polêmico vc expos com clareza seu ponto de vista (e da sua religião).

    ResponderExcluir
  11. Que lindo o modo que você escreve, explicando tão bem as passagens! Parabéns!
    :)

    ResponderExcluir
  12. Oi plinio amei o texto , esta de parabens como explica o porque guarda o sabado na sua religiao , Otimas palavras.

    ResponderExcluir
  13. Adorei o texto, até os meus 15 anos mais ou menos eu nunca tinha tido contato com uma pessoa que realmente de fato guardasse o sábado, de primeiro impacto quando conheci, achei super estranho, mas depois, quando fiquei sabendo o verdadeiro significado, fiquei encantada, parabéns pela postagem, beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo texto, foi leve e de fácil entendimento (digo isso como uma leiga na área). fico sempre feliz de buscar entender outras religiões e seus costumes e prezo sempre pelo respeito. Vou salvar o teu blog para acompanhar e entender mais. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Seu texto é bem completo. Sou católica, estudo bem a bíblia e sei como o sábado é importante para nós. Confesso que não guardo tanto quanto você, mas é muito legal conhecer pessoas que seguem a risca as tradições!

    Beijo :)
    • www.deixeapenasfluir.com.br •

    ResponderExcluir
  16. Plínio muito bom seu texto e sua fundamentação! As pessoas precisam ler mais textos bem fundamentados sobre religião antes de ir falando qualquer coisa. Eu gosto de saber sobre todas e com certeza seu texto acrescentou muita coisa para mim, afinal, eu nunca tinha pensado realmente em guardar o sábado, e sempre o domingo...

    ResponderExcluir
  17. Oi Plínio
    Eu adorei seu texto você explica muito bem,achei bem interessante !

    Parabéns !

    ResponderExcluir
  18. Plínio eu imaginei que o domingo que foi feito para o descanso . isso vai de religião para religião? #curioso

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO

O seu comentário é super importante para nós e estão abertos para todos. porém alguns critério devem ser seguidos. Não aceitamos:

- Comentários ofensivos.
- Spams.
- Comentários sem relação alguma com o conteúdo.
- Comentários duplicados.

Caso não respeitar as regras acima, o comentário será apagado pelos administradores do blog.